Discos Escondidos #096: Sidney Miller – Línguas de Fogo (1974)

Discos Escondidos #096: Sidney Miller - Línguas de Fogo (1974)

Sidney Álvaro Miller Filho foi um cantor e compositor brasileiro nascido em 18 de abril de 1945 e que faleceu nessa mesma cidade em 16 de julho de 1980.

Tendo começado a escrever bem jovem, publicava versos na revista de seu colégio e chegou, com apenas 12 anos, a escrever um romance que ilustrou com imagens encontradas em revistas. Aprendeu violão na adolescência e alguns anos depois começou as faculdades de Sociologia e Economia, mas acabou não concluindo nenhum desses cursos.

Sendo comparado a Chico Buarque no início da carreira, Miller teve sua carreira lançada quando Nara Leão gravou sua canção Pede Passagem. Em seu álbum Vento de Maio, Nara Leão também gravou outras canções de Miller. Tendo participado de festivais ao longo da década de 1960, Sidney Miller também colaborou com peças de teatro e em 1967 lançou pelo selo Elenco seu primeiro LP, o homônimo Sidney Miller.

100 Discos & 100 Cervejas: Nara Leão – Vento de Maio (1967)

Depois do álbum Brasil, do Guarani ao Guaraná, que contou com a participação de artistas como Gal Costa, Paulinho da Viola, Jards Macalé, Nara Leão, MPB-4 e mais, além de outras colaborações no teatro e produzindo e arranjando trabalhos de outros artistas, chega em 1974 o terceiro e último álbum do compositor, o ótimo Línguas de Fogo.

No álbum, não é difícil encontrar ecos do Clube da Esquina – o álbum tem direção musical de Toninho Horta, de alguma maneira, Línguas de Fogo apresente um quê barroco com ecos de Jovem Guarda, como se unisse com a lírica extremamente singular de suas letras influências que vão do pop ao psicodélico, tudo permeado por um exímio instrumental.

Afastado da cena, nos últimos anos de vida o compositor trabalhava na Funarte quando se suicidou em 1980, aos 35 anos de idade. Após sua morte, a sala em que ele trabalhava foi chamada de Sala Funarte Sidney Miller em sua homenagem.

Discos Escondidos #080: Toninho Horta – Toninho Horta (1980)

De seu álbum de 1974, destaco as faixas: CicatrizesUm Dia QualquerLínguas de FogoDos AnjosAlôSombrasileiroEspera Dois Toques.

Sem mais delongas, Sidney Miller e seu Línguas de Fogo:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!