Discos Escondidos #097: Hermelino e a Football Music – Como Essa Mulher (1984)

Discos Escondidos #097: Hermelino e a Football Music - Como Essa Mulher (1984)

Hermelino Neder é um compositor, professor de música e arranjador brasileiro que na década de oitenta esteve associado ao movimento conhecido como Lira Paulistana ao lado de nomes como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé e do Grupo Rumo.

Formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP, estudou na mesma classe de membros da banda Premeditando o Breque e conheceu Luiz Tatit do Grupo Rumo e a cantora Vânia Bastos, que cantou com Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção e que segue em carreira solo até hoje. Na década de 80, Neder formou o conjunto Hermelino e a Football Music, que gravou um álbum em 1984 chamado Como Essa Mulher, disco que trazemos na coluna dessa semana.

Discos Escondidos #031: Itamar Assumpção – Sampa Midnight (1986)

Em uma entrevista concedida a Anája Souza Santos há alguns anos (leia a entrevista completa aqui), quando questionado sobre a proposta estética apresentada nesse álbum de 1984, Neder afirmou: “Tinha um compositor de Vanguarda, chamado Luciano Berio, italiano, que fez uma série de composições chamada Folk Songs. Ele pegou canções folclóricas de vários lugares do mundo e fez arranjos com instrumentos eruditos e usando técnicas de composição de vanguarda. Ele tem uma música que é pra viola, viola clássica e voz. No meu disco tem uma música pra violino, voz e violão, mas tem um momento em que só o violino toca com a voz. Eu fiquei muito encantado com esse disco, com a possibilidade de misturar música popular com música erudita de vanguarda. Essa é a proposta do primeiro disco da Football Music. Então, na banda tinha: baixo, bateria, guitarra ou violão, teclado ou piano e backing vocal. Esses elementos são todos da área da música popular. Tinha também violino, clarineta ou flauta, que são instrumentos de orquestra. Tinha uma época em que teve clarone. Em outra época teve trombone, outra época teve violoncelo, que são instrumentos da música erudita. E uma das faixas do disco, faixa que se chama Santos Music Club, é uma peça instrumental erudita de vanguarda, daquelas chatas de escutar, complicada […]. Então, a proposta do disco era misturar mesmo música erudita com música popular. Então, no disco tem samba, tem bossa nova, tem uma música brega – que é o “Pô! Amar é importante” –, tem rock, tem blues. Então, a ideia do disco é parecida com a ideia do Luciano Berio, das Folk Songs.”

Ao ouvir Como Essa Mulher, é impossível não identificar relações com outros compositores da Lira Paulistana. Ao traçarmos paralelos entre as canções contidas nesse disco e a de compositores como Barnabé, Assumpção e Tatit, fica clara a proposta de Neder de apresentar uma poesia urbana daquele tempo e de “entortar”, com arranjos complexos e recheados das mais diversas influências, canções que poderiam ser simples, assim como visto em inúmeras faixas de outros artistas integrantes dessa Vanguarda Paulista.

Discos Escondidos #026: Arrigo Barnabé – Façanhas (1992)

Do álbum da Hermelino e a Football Music lançado em 1984, destaco as faixas: Pô, amar é importante!Você duvida?Nada a dizerBluesComo Essa Mulher e 222.

Sem mais delongas, Como Essa Mulher:

https://www.youtube.com/watch?v=1EzB2zX8KCI

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!