Discos Escondidos #098: Batatinha – Toalha da Saudade (1976)

Discos Escondidos #098: Batatinha - Toalha da Saudade (1976)

Oscar da Penha, mais conhecido como Batatinha, foi um cantor e compositor brasileiro nascido em 5 de agosto de 1924 na cidade de Salvador e que faleceu nessa mesma cidade em 3 de janeiro de 1997.

Foi ao ouvir um samba do compositor Vassourinha que começou a cantar e a compor. Gravou na década de 40 seus primeiros sambas na Rádio Sociedade da Bahia e foi o diretor dessa rádio, Antônio Maria, que lhe deu o apelido de Batatinha, uma vez que “Batata” era uma gíria que queria dizer “gente boa”. É nessa rádio que Batatinha apresenta seu primeiro samba, Inventor de Trabalho.

Discos Escondidos #078: Candeia – Axé! Gente Amiga do Samba (1978)

Seguindo a compor, ao longo da década de 60 e 70 teve sua popularidade aumentada quando foi gravado por artistas como Maria Bethânia, Alcione e Jamelão. Mesmo tendo de se virar entre vários empregos e nunca tendo vivido de suas composições, Batatinha se tornou um dos maiores compositores do samba baiano e é um artista cuja obra merece sempre ser redescoberta.

Nessa semana aqui no Discos Escondidos trazemos seu disco Toalha da Saudade, lançado em 1976 e onde encontramos 12 ótimas composições de Batatinha, tenham elas sido compostas apenas por ele ou em parcerias com compositores como Ederaldo Gentil, Carlos Conceição e J. Luna.

Discos Escondidos #081: Paulo Vanzolini – Por Ele Mesmo (1981)

Do álbum, destaco as faixas: Toalha da SaudadeRosa TristezaHora da RazãoMartaFora do meu SambaEspera, Ironia Indecisão.

Sem mais delongas, Batatinha e seu Toalha da Saudade:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!