Discos Escondidos #108: Jaime & Nair – Amanheceremos (1979)
by Vítor Guima
Depois de um ótimo disco de estreia lançado em 1974, Jaime Alem e Nair de Cândia, casal que formava um duo musical que já estreou com as bençãos de Dori Caymmi e Edu Lobo, lançam seu segundo e último álbum no ano de 1979 de maneira independente: Amanheceremos.
Dessa vez com um fortíssimo conteúdo político, contando até com uma música dedicada a guerrilheira Flávia Schilling que no momento do lançamento desse disco se encontrava presa no Uruguai, Amanheceremos é um álbum que por vezes é capaz até de disfarçar – não havendo nenhum demérito nisso, pelo contrário – suas fortes e até violentas letras nas belas melodias de Jaime Alem e na voz de Nair de Cândia.
Joyce – Passarinho Urbano (1976) | Discos Escondidos #60
É como disse Dori Caymmi sobre o primeiro disco da dupla (comentário que ao ver deste que vos escreve serve igualmente para esse segundo álbum): “Nair, o canto afinado e sincero. Jaime, um músico nato e compositor. Os arranjos muito bem escritos, a música brasileira. As influências são válidas. A cidade grande é dura, mas pára pra ouvir boa música. Bem-vindos a ela”.
Um álbum impactante antes dos primeiros segundos de audição, já pelo título esperançoso em contraste com a incisiva imagem da capa, ao meu ver uma espécie de última ceia em que todos os amigos estão ausentes, Amanheceremos é um disco que merece absolutamente ser redescoberto juntamente com o primeiro álbum dessa dupla.
O Banquete dos Mendigos (1974) | Discos Escondidos #50
Do álbum, destaco as faixas: Tesouros de César, Amanheceremos, Didática, Olho de Vidro, O Verbo Querer e O Canto dos Homens.
Sem mais delongas, Jaime & Nair com Amanheceremos:
Recommended Posts
Discos Escondidos #119: Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli & Toninho Horta – Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli, Toninho Horta (1973)
julho 15, 2019
Discos Escondidos #118: Leo Jaime – Vida Difícil (1986)
julho 01, 2019
Discos Escondidos #117: Sonia Santos – Sonia Santos (1975)
junho 24, 2019