Discos Escondidos #110: Grupo Raízes – Brejo das Almas (1976)

Discos Escondidos #110: Grupo Raízes - Brejo das Almas (1976)

Surgido no início da década de 1970 na cidade de Montes Claros no estado de Minas Gerais, o Grupo Raízes, tanto em suas canções originais quanto na reinterpretação de faixas marcantes do cancioneiro nacional, mostra ter uma proposta evidente: Perscrutar e entender, revisar, reinterpretar e meditar sobre as raízes da música brasileira com uma roupagem própria.

Tendo lançado três álbuns em sua carreira, sendo eles o homônimo Grupo Raízes em 1974, Brejo das Almas em 1976, que trazemos aqui nessa semana, e Olhe Bem as Montanhas em 1980, o grupo foi dissolvido alguns anos depois do lançamento de seu último disco. Hoje pode ser um tanto difícil encontrar seus álbuns, mas graças ao advento da internet podemos ter acesso a essa ótima discografia da banda.

Almôndegas – Aqui (1975) | Discos Escondidos #11

Imerso em uma atmosfera do cancioneiro popular brasileiro, não é difícil ouvir as mais díspares influências nesse disco. Perdoem o possível devaneio que está por vir por parte deste que vos escreve e peço licença para falar em primeira pessoa: A impressão que me fica é que em alguns momentos esse álbum consegue traçar uma aura de folk regional e até um punk rural em faixas como Ventania, com sua batida bastante marcante e o incisivo vocal de Ângela Linhares, tal qual uma Patti Smith com raízes mineiras. Em Mãe Terra, por exemplo, somos apresentados a uma aura épica, ao mesmo tempo que misturada a leves e pontuais sopros do samba-canção. Enquanto isso, em faixas como Siriri, vinda do folclore brasileiro, vemos uma canção festiva com vários elementos regionais em seu insturmental e seus coros, assim como em Missa Conga, um tema do congado.

Com toda essa mistura, o resultado é realmente único. Uma ode a música regional brasileira permeada por um instrumental com ascendências das mais diversas e executado precisamente pelo Grupo Raízes. Um disco essencial para fãs de música brasileira.

Quinteto Armorial – Do Romance ao Galope Nordestino (1974) | Discos Escondidos #109

Do álbum, destaco as faixas: Verde Maravilha, Brejo das Almas, VentaniaMissa Conga Siriri.

Sem mais delongas, o Grupo Raízes e seu Brejo das Almas:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!