Discos Escondidos #114: Vital Farias – Sagas Brasileiras (1982)

Discos Escondidos #114: Vital Farias - Sagas Brasileiras (1982)

Vital Farias é um cantor e compositor brasileiro nascido em Taperoá, Paraíba, em 23 de janeiro de 1943.

Sendo o mais novo de 14 irmãos, mudou-se ao completar a maioridade para a capital do estado para prestar o serviço militar. Nessa época aprendeu violão de maneira autodidata e, após algum tempo, se tornou professor em um conservatório da cidade.

Em meados da década de 1970, foi para o Rio de Janeiro onde iniciou suas participações em alguns eventos de arte e em seguida prestou vestibular para a faculdade de música, tendo se formado em 1981.

Elomar – …Das Barrancas do Rio Gavião (1972) – Discos Escondidos #29

No ano de 1978 tem sua estreia solo com o álbum Vital Farias, lançado pela Polygram, dois anos depois, pela CBS, lança Taperoá e depois de uma pausa para se dedicar aos estudos, no ano de 1982 lança, também pela Polygram, o álbum Sagas Brasileiras, que trazemos aqui nessa semana no Discos Escondidos.

Um trabalho genuinamente brasileiro, Sagas Brasileiras mostra a maneira magistral com que Vital Farias usa o regionalismo para embalar suas canções. Passeando pelo forró e também por outros gêneros, a atmosfera às vezes romântica e por vezes trovadoresca de suas canções compõem melodias assobiáveis que seguirão ecoando na cabeça do ouvinte após o final do disco.

Quinteto Armorial – Do Romance ao Galope Nordestino (1974) | Discos Escondidos #109

Do álbum, destaco as faixas: Do meu jeito naturalForrofunfáAi que saudade de OcêSaga de Severinin Trem da Consciência.

Sem mais delongas, Vital Farias e suas Sagas Brasileiras:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!