Discos Escondidos #116: Odair José – O Filho de José e Maria (1977)
by Vítor Guima
Odair José de Araújo é um cantor e compositor brasileiro nascido em Morrinhos, Goiás, em 16 de agosto de 1948.
Chegando a ser chamado de Bob Dylan da Central do Brasil, Odair é normalmente associado com a música brega e romântica, mas ao escutarmos mais atentamente sua discografia não é difícil perceber o quanto seu cancioneiro ultrapassa esses rótulos.
Impacto Cinco – Lágrimas Azuis (1975) | Discos Escondidos #071
Lá pela metade dos anos 70, Odair José era um dos artistas mais populares da MPB. Sempre presente nas rádios e vendendo discos que nem água, aquele que era para ser o maior marco de sua carreira até então (e que na opinião deste que vos escreve é o melhor álbum da carreira do cantor) acabou se tornando o seu álbum mais controverso.
Em 1977 chega às lojas o álbum O Filho de José e Maria, disco conceitual que acompanha um Jesus contemporâneo. No álbum, ele questiona sua sexualidade, se envolve com drogas e se torna finalmente feliz quando aos 33 anos assume quem realmente é.
Spectrum – Geração Bendita (1971) | Discos Escondidos #112
Na época do lançamento, ninguém quis tocá-lo. Tendo sido considerado uma blasfêmia, até um bispo do Mato Grosso do Sul foi a público para excomungar Odair José por causa do disco. O cantor afirma que na época estava usando drogas e bebidas, e acabou por cancelar todos os shows.
Felizmente, o tempo se encarregou de redimir essa obra-prima muito à frente de sua época (e, honestamente, muito à frente dessa nossa época também). Com arranjos impressionantes, influenciados pela verve roqueira de artistas como Joe Walsh e Peter Frampton, som em voga na década, o álbum conta com grandes músicos como Jaime Alem e Hyldon nas guitarras e Robson Jorge nos pianos.
Cassiano – Apresentamos nosso Cassiano (1973) | Discos Escondidos #053
O Filho de José e Maria foi um fracasso de vendas e crítica na época de seu lançamento, mas se tornou uma das grandes obras-primas da MPB que merece sempre ser revisitada. Destacar uma ou outra faixa seria um erro, por ser conceitual, faz-se necessário ouvir o disco na íntegra.
Sem mais delongas, Odair José e sua obra-prima O Filho de José e Maria:
Recommended Posts
Discos Escondidos #119: Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli & Toninho Horta – Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli, Toninho Horta (1973)
julho 15, 2019
Discos Escondidos #118: Leo Jaime – Vida Difícil (1986)
julho 01, 2019
Discos Escondidos #117: Sonia Santos – Sonia Santos (1975)
junho 24, 2019