Ithalo Furtado prepara primeiro livro transmídia do Brasil
Por: Angela Miguel
Somos dependentes da tecnologia, não há como negar. Estamos o tempo todo conectados à internet, com interesse em assuntos diversos, com os sentidos aguçados para diferentes informações, culturas e artes.
Essa múltipla habilidade do ser humano contemporâneo inspirou o escritor piauiense Ithalo Furtado em seu primeiro trabalho, o romance virtual “O Guarda-Chuvas Vermelho”, e em seu segundo projeto, que está atualmente aberto para financiamento coletivo, o livro transmídia “Dolores (e os remédios para dormir)”.
Ithalo denominou “Dolores” como transmídia porque o trabalho não se limita apenas à escrita. Para contar a história de Vâmila Santisteban, o artista une literatura, cinema, fotografia e música. O projeto, utilizando as particularidades de cada arte, conta a trajetória da jovem Vâmila que escreve cartas para ninguém e que jamais serão lidas por seus destinatários, como Morrissey, David Bowie, Frida Khalo, T. S. Elliot, Madeleine Vionnet e um vendedor de sapatos dos anos 30 chamado Samuel Riviere.
Temas como delírio, ansiedade, depressão e suicídio são abordados no projeto, que tem como elemento principal o livro, mas também é contado em canção, parceria entre Ithalo e a cantora e compositora carioca Aline Lessa.
Aline é um dos nomes mais celebrados da nova cena musical carioca, reconhecida pelo sucesso de sua antiga banda, a Tipo Uísque. A canção será lançada em breve em todas as plataformas.
“Dolores” também é contada por meio de um ensaio fotográfico catártico, com o talento dos fotógrafos Adriano Carvalho e Felícia Mendes. Na linguagem audiovisual, a história ganhou clipe feito em parceria com a maior produtora de cinema do Piauí, a Framme Produções. O vídeo, gravado em Teresina e no Rio de Janeiro, já tem teaser e pode ser visto aqui: https://goo.gl/qA6lU5
Abre-alas do projeto
No próximo dia 23 de abril, o escritor piauiense Ithalo Furtado lança oficialmente, no Centro Cultural Ministro Reis Velloso (conhecido como SESC Caixeiral), o financiamento coletivo para um trabalho inédito: o primeiro livro transmídia do Brasil.
Durante o evento, o público vai contar com show da banda local Dona Dor e vai poder colaborar pelo Catarse lá mesmo, em um notebook disponível. A Dona Dor toca é uma banda autoral formada por Gabriela Pinho (Vocal), Daniel Filipe (Vocal e violão), Junior Costa (Guitarra) e Ithalo Furtado (Vocal e violão). Quem é de fora da região já pode comprar seus pacotes no seguinte link: https://www.catarse.me/turne_dolores_e_os_remedios_pra_dormir
Recommended Posts
Juntas Festival: Celebrando a Força Feminina com Vanessa da Mata, Liniker e Valesca Popozuda no Parque Villa-Lobos
novembro 29, 2023
WME Awards 2023 | É hora de exercer seu poder de voto!
novembro 23, 2023
Lori | Cuore ApertoLori
novembro 16, 2023