Resenha: Ravel Rodrigues | Ep
Piauiense. Só por essa palavra já podemos ter absoluta certeza de que Ravel é um encanto de cantor e de poeta. Ravel possui um dom que nem sempre encontramos em todos os artistas que entram no cenário musical, o dom de encantar, de tocar fundo a alma do ouvinte e por mais funda que sejam as reflexões, o que acaba nos encantando e nos enlaçando no final é a simplicidade do cantor.
Tenho um abismo gigantesco (nada de quedinha), por músicos que falam de amor; Ravel intitula a primeira canção do EP de “Louvando Love”. Agora eu te pergunto, querido leitor, como é possível não se apaixonar?
“O amor é o fato surreal da criação”, como podemos definir o amor, senão como Roma ao contrário? Foi exatamente com essa simplicidade poética que o cantor teceu seu EP – 6 canções poéticas, embaladas ao som de um tremendo e poderoso instrumental, marcados por ritmos que vão desde Bossa Nova a um misterioso Reggae.
Falar de Ravel somente no sentido técnico, analisar sua obra como um todo, mas sem colocar coração/sentimentos e sensações é impossível. Ravel é amor, é mistério, é coração, alma, menino apaixonado, sofredor, mas guerreiro, Ravel é Brasil, é mistura de gente, de ritmos, de poesias que nem são tão complexas, mas a pureza delas, sempre permanece a mesma, Ravel é menino levado, daquele que sobe nas árvores e pra descer precisa ser ameaçado com varinha verde, Ravel nos faz sorrir, nos conquista da forma mais pura e mais singela.
As poesias/canções de Ravel não falam apenas de amor, assuntos como filosofia, política e religiões também são retratados de forma um tanto ácida e direta nas rimas do cantor.
“A esperança não é muda,
Tem voz de trovão,
Estremece os alicerces
Do império do cão.”
Um cantor que cita como principais artistas influentes: Luiz Gonzaga, Elomar, Raul Seixas, The Beatles, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Bob Marley, Titãs, Grupo Candeia… não poderia ser considerado de forma alguma, um cantor igual todos os outros. Ravel é diferente, um diferente bom, um diferente gostoso de ouvir, um diferente que você precisa ouvir e que vai te deixar diferente também.
Recommended Posts
Lori | Cuore ApertoLori
novembro 16, 2023
Ronná apresenta “Meio Eu”
outubro 27, 2023
AIACE | EU ANDAVA COMO SE FOSSE VOAR
outubro 06, 2023