Plateia S/A: Sylvio Fraga Trio: “Rosto”
Nota: 9.0
Artista: Sylvio Fraga Trio
Disco: Rosto
Selo: Bolacha Discos
Ano: 2013
Em julho desse ano foi lançado o disco “Rosto”, do Sylvio Fraga Trio (projeto musical capitaneado pelo músico e poeta carioca Sylvio Fraga e composto e gravado durante as suas férias do Mestrado em poesia que fazia em Nova York).
Beleza, profunda sensibilidade e cheiro de mato
O disco de estreia do Sylvio Fraga Trio traz uma atmosfera rica em lirismo e criatividade. Aliando de maneira quase intuitiva complexidade e beleza, “Rosto” é o que podemos chamar de um disco raro, que transita com facilidade por entre uma rígida formalidade musical e uma desenvolta beleza poética. A experiência da audição desse trabalho é também um exercício de finitude, pois nos deparamos com muitas imagens e figuras que retratam o efeito transformador que a observação dos acontecimentos mínimos pode conter, sem contar que esse exercício desemboca em um sensível ato de amor.
Sylvio Fraga tem uma queda pela fauna e flora brasileira, isso explica a capa do álbum e possivelmente o nome do seu primeiro livro de poemas, batizado de “Entre Árvores”, lançado em 2011 pela editora Bem-te-Vi. Já o sotaque do disco é algo deliciosamente indefinível, do tipo desses projetos arquitetônicos únicos, construídos por gente como Rafael Martini e Antônio Loureiro, por exemplo. Não há um pedido por definições e esclarecimentos: há música, e música feita com muito bom gosto, técnica e sensibilidade.
Primor técnico e equilíbrio
Os músicos Márcio Loureiro (baixo) e Mac William Caetano (bateria) completam o trio, cada um com atributos técnicos indefectíveis que arredondam o disco (lembrando que a forma esférica é considerada a forma mais próxima da perfeição que podemos encontrar na natureza, já que é a forma que mais balanceia e equilibra a energia) – também participa do disco José Arimatéia (trompete e flugelhorn).
A voz criativa de Sylvio Fraga possui personalidade e narra o mundo, esse do cotidiano e do dia a dia, sob uma ótica sensível e sem pedantismos. Um disco essencial para quem aprecia música e poesia para além das emotividades fáceis que se disfarçam por detrás de “belas palavras”.
“Rosto” pode ser baixado gratuitamente no site do artista
Recommended Posts
Dada Yute – Ainda Dá Tempo (2020)
fevereiro 05, 2020
Leo Middea – Vicentina (2020)
fevereiro 04, 2020
Leo Fressato: Louco e Divertido (2019)
agosto 03, 2019