Discos Escondidos #044: André Christovam – Mandinga (1988)

Discos Escondidos #044: André Christovam - Mandinga (1988)

André Christovam é um guitarrista, compositor e cantor brasileiro nascido no ano de 1959 na cidade de São Paulo. Considerado por muitos o maior guitarrista de blues brasileiro, Christovam se apaixonou pelo gênero ao ganhar em uma aposta com o fotógrafo Sérgio Amaral o álbum The London Howlin’ Wolf Session, que contava com a participação de Eric Clapton e Hubert Sumlin.

No início de sua carreira viajou para Los Angeles para estudar guitarra e ao voltar, em meados dos anos 80, tocou com artistas como Raul Seixas e Rita Lee, mas foi em 1988 que André Christovam lançou Mandinga, um álbum que é considerado pioneiro por ser o primeiro disco inteiramente de blues gravado no Brasil.

Discos Escondidos #038: Sérgio Sampaio – Tem Que Acontecer (1976)

Com sua voz grave que cai como uma luva para o gênero e sua inconfundível Fender Stratocaster, André Christovam entrega em Mandinga um blues do mais alto nível cantado inteiramente em português e com alguns dos solos de guitarra mais memoráveis da música brasileira. Para citar um dos momentos mais incríveis do álbum, repare na faixa Genuíno Pedaço do Cristo em que o saxofone se funde com sua guitarra slide durante o solo.

Do disco, destaco as faixas: Sebo nas Canelas, Mandinga, So Long Boemia, Genuíno Pedaço do CristoPalhaço de Gesso e Sem Whisky, Sem My Baby.

100 Discos e 100 Cervejas: Arnaldo Baptista – Loki (1974)

Sem mais delongas, André Christovam e seu Mandinga:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!

Utilizamos Cookies.

Os cookies são como ajudantes especiais que aprimoram a experiência em nosso site. Alguns deles são essenciais para garantir o funcionamento perfeito. Ao utilizar nossos serviços, você está concordando com o uso dessas pequenas delícias tecnológicas.

Aceitar